Nutrir é Viver

1º de Outubro – Dia do Idoso

em 02/10/2013

idosa

Dia 1º de Outubro foi instituído o DIA DO IDOSO, pela ONU, Organização das Nações Unidas, a fim de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população que com sua experiência de vida que só tem a acrescentar.

A sociedade vem presenciando um fenômeno de envelhecimento da população, conhecido como transição demográfica. Em 2000 o Censo mostrava 14,5 milhões de idosos, representando 8% total da população. Dez anos depois, esse número subiu para 18 milhões, sendo 12% da população. Esse segmento tem crescido rapidamente, espera- se que no ano de 2025, cheguem a 32 milhões de idosos no país.

Particularmente, sou apaixonada por esse grupo, já que faço especialização em envelhecimento e tenho o prazer de conviver diariamente com pessoas queridas, cheias de histórias para contar e bons exemplos para dar!

O envelhecimento é um processo natural que traz diversas alterações fisiológicas, as quais repercutem nas condições de saúde e nutrição dos idosos. Dentre os fatores que afetam o consumo alimentar encontra-se a perda da capacidade funcional, alteração do paladar, uso de diversos medicamentos, isolamento social, dentre outros. Tais alterações afetam diretamente o estado nutricional de idosos e nesse período a alimentação é muito importante para garantir qualidade de vida!

Dentro do envelhecimento existem diversos temas que pretendo abordar no blog, mas hoje é dia de comemorar!!

Grande beijo a todos idosos!!!! Um beijo especial aos meu avós, nos quais me espelho todos os dia,  amo muito vocês!

Mari

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: